União entre Marketing e Vendas: Como a Construtora Catarinense conquistou resultados incríveis com o Método Scaller
Você já parou para pensar no que realmente faz uma estratégia de marketing funcionar?
Spoiler: não é somente criar campanhas incríveis, mas como essas campanhas se conectam diretamente com o processo de vendas e ajudam a mover potenciais clientes ao longo da jornada de compra de forma eficiente.
Um estudo da Aberdeen Group revelou que empresas com uma forte integração entre marketing e vendas conseguem um crescimento de receita anual de 32% superior àquelas que não têm.
Isso mostra que o verdadeiro sucesso não está só em gerar leads, mas em garantir que marketing e vendas falem a mesma língua – e trabalhem juntos em direção ao mesmo objetivo.
Mas como isso funciona na prática? Nós vamos te mostrar!
Continue a leitura onde você também vai entender como a Construtora Catarinense usou essa estratégia para transformar sua abordagem e alcançar excelentes resultados.
A Integração: O ponto de partida
A integração de marketing e vendas não é mais uma escolha, é uma necessidade. Algumas pesquisas recentes da HubSpot, dizem que empresas que alinham marketing e vendas conseguem obter 36% mais retenção de clientes e 38% mais vendas do que aquelas que trabalham esses departamentos de forma separada.
Quando marketing e vendas não estão em sintonia, oportunidades são perdidas, e os esforços de ambas as equipes acabam sendo desperdiçados.
Esse alinhamento, quando bem estruturado, permite que a geração de leads seja convertida de forma mais eficiente, aproveitando ao máximo os esforços do marketing.
O ponto essencial aqui é que não basta gerar leads; eles precisam ser qualificados e bem trabalhados pelo time de vendas, de maneira que cada lead se torne uma oportunidade real.
Quando o alinhamento entre marketing e vendas é bem estruturado, ele cria uma colaboração eficiente, em que os objetivos são compartilhados e as ações complementares.
Isso envolve desde a criação de conteúdos relevantes que atraem potenciais clientes até a nutrição desses leads com informações que os preparem para a decisão de compra.
Um exemplo prático dessa integração é a parceria entre a WHB Marketing e a Construtora Catarinense. A colaboração entre as equipes de marketing e vendas permitiu identificar pontos de melhoria e aproveitar melhor os leads gerados.
Arieli, Equipe de Marketing da Construtora Catarinense
“Há algum tempo, eu e o Conrado, meu diretor, começamos a refletir sobre como poderíamos alavancar as estratégias comerciais. Queríamos sair do estágio onde estávamos e dar um passo à frente. O Walter e toda a equipe já eram conhecidos do Conrado e nos apresentaram uma nova perspectiva, abrindo nossos olhos para possibilidades que não havíamos considerado. Ficamos bastante interessados e decidimos iniciar um novo projeto, visando a expansão da Construtora Catarinense no digital, especialmente em tráfego pago.”
“Além da atuação no digital, o Walter e a equipe nos trouxeram uma estratégia comercial abrangente para aplicarmos internamente, ajudando a melhorar nossa equipe de vendas, incluindo a implementação de um setor de SDR, que foi um grande diferencial. Implementamos essas ideias e estamos muito satisfeitos com os resultados. Foi um ano de muito aprendizado e, até hoje, seguimos ajustando e aprimorando cada etapa para garantir que estamos no caminho certo.”
Arieli destaca a importância de um processo contínuo de revisão e ajustes. Cada etapa era monitorada, os resultados analisados, e as estratégias ajustadas conforme necessário.
Esse compromisso com o aprimoramento contínuo fez com que a empresa gerasse mais leads, mas também garantisse que esses leads fossem qualificados para serem convertidos em vendas.
O Marketing Híbrido e a Jornada completa do cliente
O conceito de marketing híbrido envolve três pilares fundamentais: pessoas, tecnologia e comunicação, todos com foco em resultados.
Esses pilares garantem que as estratégias de marketing sejam bem direcionadas e conectadas aos objetivos comerciais e às necessidades dos clientes.
Ao orquestrar times internos e criar uma sinergia entre eles, o marketing híbrido permite que as empresas acompanhem toda a jornada do cliente de maneira integrada e fluida.
No caso da Construtora Catarinense, o Método Scaller, utilizado pela WHB Marketing, exemplifica como integrar pessoas bem treinadas, tecnologia adequada e comunicação clara pode gerar ótimos resultados.
Desde o primeiro contato feito pelo marketing até a conversão final pelo time de vendas, todos os passos estavam alinhados para garantir uma experiência de excelência.
Isso incluiu a criação de campanhas de atração, o uso de tecnologia e pessoas para qualificação e acompanhamento dos leads, além de uma comunicação clara e eficiente entre marketing e vendas.
Essa abordagem garantiu uma jornada de vendas super eficiente, em que cada ponto de contato tinha um propósito específico e contribuía para o avanço do lead ao longo do funil, maximizando a conversão.
Conrado Mascarello, Gestor da Construtora Catarinense
“A WHB sempre teve uma visão orientada a resultados. Começamos com consultorias externas e, ao longo do tempo, consolidamos nossa parceria até que contratamos a WHB como nossa agência integral, trabalhando no projeto Scaller e nos ajudando muito na geração de leads qualificados. A integração entre nossos times foi um divisor de águas, pois passamos a ter uma visão muito mais clara de onde queríamos chegar e como cada etapa contribuía para esse objetivo.”
“Hoje nossa taxa de conversão chega a 20-30% de tudo o que o Scalar capta, com campanhas bem direcionadas. Precisávamos de uma agência que pensasse junto conosco, que estivesse focada em resultados, não apenas na produção de conteúdo. A introdução do SDR foi um grande diferencial, pois permitiu que os corretores se concentrassem no fechamento de negócios enquanto o SDR qualificava os leads e encaminhava aqueles que estavam realmente prontos para a venda. Isso fez toda a diferença.”
Conrado também destaca como a parceria com a WHB ajudou a empresa a melhorar a geração de leads, mas também o treinamento das equipes e a definição de métricas de sucesso mais precisas.
A análise de cada etapa do processo ajudou a ajustar a comunicação e a abordagem, garantindo que os clientes em potencial recebessem exatamente o que precisavam para avançar no funil.
Mapeamento do cliente e a Estratégia de qualificação de leads
Um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas é a qualificação de leads.
Muitas vezes, o esforço do marketing acaba sendo direcionado para gerar volume de leads, mas sem uma estratégia clara para avaliar a prontidão desses leads para a conversão, a taxa de sucesso das vendas fica comprometida.
Leads que não estão prontos para comprar acabam sobrecarregando o time de vendas, gerando frustração e perda de tempo.
Com o Método Scaller, implementado pela WHB Marketing na Construtora Catarinense, essa dinâmica muda completamente.
Aqui, o foco é qualidade e não quantidade!
A premissa é clara: em vez de inundar o time de vendas com leads que ainda não estão preparados para avançar no funil de vendas, trabalhamos para que cada lead seja criteriosamente qualificado antes de ser entregue para os vendedores.
No caso da Catarinense, a implementação de um SDR (Sales Development Representative), além das estratégias de marketing implementadas, foi importante para transformar leads gerados em oportunidades reais de vendas.
O papel do SDR é estratégico. Ele atua no início da jornada de vendas, qualificando os leads, analisando suas necessidades e comportamentos, e aquecendo-os até que estejam prontos para serem passados ao time de vendas.
Esse modelo divide as responsabilidades de forma clara: o time de vendas pode focar na conversão, enquanto o SDR trabalha na pré-qualificação e no relacionamento inicial.
Isso permite um foco muito maior nas leads que já passaram por uma análise mais profunda, o que aumenta substancialmente a eficiência do processo de vendas.
Qualificação não significa só entender se o lead tem potencial financeiro, mas também verificar se ele está no estágio certo da jornada de compra.
Ao mapear corretamente cada etapa dessa jornada, a Catarinense conseguiu otimizar a entrega de leads preparados para a venda, e isso teve um impacto direto nas taxas de conversão, como destacado no depoimento de Conrado Mascarello, gestor da empresa.
Ao qualificar leads de forma mais estratégica, o time de vendas se concentra nas oportunidades reais, o que encurta o ciclo de vendas e aumenta a probabilidade de sucesso.
No caso da Catarinense, o uso do SDR não apenas reduziu o tempo que os corretores dedicavam a leads que não estavam prontos para a conversão, mas também aumentou a taxa de conversão em até 30%, conforme mencionado por Mascarello.
Essa abordagem reflete o trabalho desenvolvido pela WHB, onde acompanhamos todas as etapas da venda desde a abordagem até o pós-venda, para garantir que as estratégias de marketing e vendas sejam integradas e focadas em resultados consistentes.
Com uma estrutura bem alinhada e as ferramentas necessárias para monitorar, qualificar e nutrir os leads, entregando ao time de vendas uma base já aquecida, o projeto resultou em maior eficiência operacional e, principalmente, maior retorno sobre o investimento (ROI) para a Construtora Catarinense.
Um processo 360º
O Método Scaller implementado pela WHB Marketing envolve a criação de um processo 360º, onde a jornada do cliente é pensada de ponta a ponta.
As empresas que conseguem alinhar seus departamentos e integrar tecnologia, pessoas e comunicação — os três pilares do marketing híbrido — estão mais bem preparadas para enfrentar um mercado competitivo. E o mais importante: são capazes de criar um ROI visível e tangível, como vimos no case da Construtora Catarinense.
Esse tipo de estratégia maximiza o retorno sobre o investimento, mas também fortalece a marca, criando uma cultura de crescimento contínuo.
O sucesso do marketing está na integração. O case da Construtora Catarinense demonstra como essa abordagem integrada pode gerar crescimento sustentável e resultados incríveis.
Você quer alcançar resultados como esses na sua empresa?
O Método Scaller é totalmente personalizado para atender às especificidades de cada negócio.
Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar você a transformar suas estratégias de marketing e vendas: https://whb.com.br/ | (49) 2020-0140