Doar sangue é um ato que salva vidas. Mas nem sempre as doações são suficientes para suprir a demanda existente. Segundo dados do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc), ocorre uma média de 10 mil doações mensais. Essas doações são utilizadas para tratamentos oncológicos, transplantes, acidentes e cirurgias em geral, o que torna necessário a presença de doadores regulares nas unidades.
A importância de doar sangue
Para você ter uma ideia da relevância desse ato, em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue e essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Aí é só você fazer a conta e perceber a importância do quanto mais, melhor.
Só que nesse equação, há um porém. Os bancos de sangue esbarram na falta de disponibilidade por parte das pessoas. Na verdade, não é só uma questão de falta de tempo ou de qualquer outra desculpa que se possa arrumar. Há falta de informação do como fazer, aonde, quem pode, e o que é necessário para poder doar. Há um certo tabu e muito misticismo em relação ao assunto.
Por isso, educar é o melhor remédio. Por meio de campanhas de conscientização, a população se tornará, cada vez mais, ciente da seriedade do assunto. Afinal de contas, doar sangue é muito mais do que um ato. No entanto, o que deveria ser algo natural e corriqueiro, precisa de lembretes para gerar engajamento e resultados.
Empresas conscientes
Mas nem tudo está perdido. Muitas empresas entendem a importância dos seus papéis na sociedade e contribuem com o debate. E foi exatamente o que a Agência UAU e a Imobiliária Exata fizeram. Por meio de uma postagem nas redes sociais, elas homenagearam os doadores no Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06).
Com o título “Eu doei sangue. Eu doei Vida”, a publicação tinha como missão incentivar os colaboradores da empresa e demais clientes a doarem sangue. De acordo com a Coordenadora de Marketing e RH da Imobiliária Exata, Fabiane Possamai de Souza, a ação quis contribuir para elevar o estoque de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), que tende a diminuir nos meses de frio.
“Essa foi a segunda vez que participamos da campanha de doar sangue junto ao Hemosc. Aproveitamos o Dia do Doador para incentivar a doação de sangue, pois é um ato bastante simples, mas que, na correria do dia a dia, acabamos deixando para depois. Além disso, queremos mostrar que o doador demora apenas trinta minutos, mas que esse tempo é suficiente para salvar diversas vidas, com esse mesmo sangue doado”, salienta Fabiane.
Resultado da homenagem
A recepção do público não poderia ter sido melhor. O envolvimento de todos, parabenizando os voluntários, foi importante para mostrar a necessidade de ações desse tipo. Para vocês terem uma ideia, a publicação alcançou 39.471 pessoas, com 602 reações e 16 compartilhamentos.
Isso reforça a ideia do quanto as pessoas precisam de informações e estímulos para doar sangue. E cabe a todos nós contribuir. Mas não só isso. Desmistificar o ato em sim. Porque doar é um gesto simples, mas vital para quem recebe.
Portanto, faça a sua parte. Procure o centro de doação de sangue mais próximo de sua casa e ajude a salvar vidas.
Junte-se a nós nessa campanha do bem!