Esse foi o desafio da WHB com a Amby.
A AMBY surgiu com a ideia de ser uma marca consciente, de conectar as pessoas à natureza, de ter beleza nos produtos, de estar próxima dos clientes, e, ao mesmo tempo, entregar produtos de qualidade.
Mas como fazer uma representação gráfica desse objetivo? Como escolher a cor e a tipografia certa?
Partimos de alguns princípios e palavras-chave: poder regenerador, a força dos quatro elementos, conexão entre nós e o todo que nos rodeia, natureza como fonte criadora, equilíbrio mente e corpo, profusão de sensações, cinco sentidos, nutrição corpo físico e alma.
Muito mais do que externalizar, precisamos internalizar todos esses elementos e descobrir, dentro de nós, o que nos conecta ao todo. Por que construir uma marca, dar corpo e forma a um logo, escolher a representação gráfica que representará a essência da marca é muito mais do que um desenho. É preciso um estudo amplo que vai além do design literal.
Por isso que todo o conhecimento é importante. Ampliar a visão de mundo nos traz referências que serão fundamentais na hora de construir uma marca.
O LOGO
O nome AMBY é uma derivação de nome do tupi-guarani, KAMBY, que quer dizer leite do seio da mãe.
E para demonstrar a força da marca e, ao mesmo tempo, a leveza que ela transmite, o logo foi pensando de forma minimalista.
O quadrado, com as quatro linhas, representa a união dos quatro elementos: terra, fogo, água e ar. O nome, dentro desse quadrado, mostra que somos um só. Tudo que está no nosso exterior também está no nosso interior.
ELEMENTO DE APOIO
O elemento de apoio, simbolizado na letra A, com as suas formas redondas, faz uma alusão ao significado do nome da marca. Mas não só isso. Ele representa a Terra, os ciclos da natureza, a continuidade da vida, a transformação e as mudanças pelas quais passamos.
CORES
A cor é o referencial da sua marca. É ela que transmite tudo aquilo que você deseja comunicar: posicionamento, mensagem, essência. As tonalidades escolhidas têm um papel importante na fixação da marca na mente dos consumidores. São elas que dão vida e destaque a sua marca.
Por terem o poder de estimular os sentidos, elas geram significados e impactam profundamente as pessoas. E para traduzir a leveza da marca AMBY e dos produtos, escolhemos dois tons de bege como elemento principal: o Bege Asiático e o Bege Amêndoa.
Além dessas duas cores, contamos com outras complementares: o Verde Musgo, Verde Limão Claro e o Roxo Eggplant.
TIPOGRAFIA
A tipografia é peça fundamental na construção da marca. Engana-se quem acredita que a letra não interfere na mensagem. Muito pelo contrário. Ela é peça fundamental na construção e significação, pois transmite a essência e o conceito da marca. Na verdade, ela é um dos componentes principais no processo de comunicação visual da marca.
A escolha das famílias de fontes Georgia e Gotham, da família das fontes Sans Serif, deve-se à aparência limpa, simples e moderna que elas transmitem.
A fonte Georgia Ballpark é uma combinação perfeita entre serif moderno com fonte de script de assinatura. Contém duas fontes, a delicada serifa moderna e uma escrita à mão livre. Já a fonte Gotham é delicada e elegante. A combinação perfeita para transmitir a leveza e sofisticação da AMBY.
RESULTADO
Conseguimos traduzir a essência da marca de forma leve, clara e limpa. Assim como os elementos da natureza, mostramos a força de cada um nos traços que compõe a marca, bem como nos elementos que utilizamos para compor o todo.
E sabe por quê o resultado não podia ser diferente?
Porque somos apaixonados pelo o que fazemos. Estudamos, nos dedicamos, temos um olhar diferenciado e conseguimos enxergar sob diferentes perspectivas.
Se você, nesse momento, está querendo saber mais a respeito ou precisando reformular a sua identidade visual, entre em contato. Nossos especialistas estão aqui para ajudá-lo nessa jornada.
E para acessar todo o material que desenvolvemos para a AMBY, clique aqui.