Como organizar a comunicação para vender mais

O mundo do marketing, seja ele tradicional ou digital, está cada vez mais competitivo e sua empresa deve estar inserida em ambos os meios. Mas qual o motivo disto?

É mais simples do que parece. Organizar a comunicação da sua empresa, levando todos os seus profissionais ao mesmo objetivo, fará com que sua empresa venda mais e que sua marca se expanda.

Discutir algumas abordagens práticas e acionáveis para ajudar as empresas a projetar mensagens estratégicas e posicionamento do produto é importante para esse crescimento.

Pensando nisso, nós preparamos um artigo completo, onde explicamos como organizar a comunicação dentro da sua empresa, mostrando quais benefícios aparecerão em pequeno, médio e curto prazo.

Vamos lá!

Estratégias de Comunicação: por que são tão importantes

Os conceitos e estratégias tradicionais de marketing que muitos esquecem e parecem impraticáveis atualmente são muito relevantes quando se trata de empresas de tecnologia e produtos de software.

Agora é um mundo totalmente diferente, mas os princípios básicos de posicionamento e marketing se aplicam


desde as empresas de software hoje, tanto quanto há 50 anos atrás, até as empresas que vendem coisas como barras de sabão. Como o número de produtos em todas as categorias continua a crescer cada vez mais rapidamente, o posicionamento e as mensagens estratégicas estão se tornando mais importantes do que nunca.

O que  são exatamente mensagens estratégicas, comunicação estratégica, e posicionamento? Com tantas palavras-chave relacionadas, muitas vezes não fica claro como cada termo específico é usado, como é definido e o que ele significa. Os termos “comunicação estratégica” e”mensagem estratégica” são usados de forma intercambiável ao longo deste artigo. Sinta-se livre para usar o termo com o qual você mais se identifica.

Porque se preocupar com mensagens e posicionamento estratégico

Mensagens e posicionamento estratégico são frequentemente ignorados pelas empresas de tecnologia. É difícil quantificar o impacto de mensagens ruins. E é igualmente difícil apresentar um ROI preciso para implementar ou alterar a abordagem de como falamos sobre uma empresa ou produto. E, em alguns aspectos, o ROI das mensagens e do posicionamento é tão difícil de quantificar quanto.

As mensagens são uma parte essencial da construção de qualquer grande empresa. Toda organização comercial tem um objetivo e uma visão que a levam a desenvolver produtos que resolvem a dor de tipos específicos de clientes (ou criam esses clientes).

Como o especialista Peter Drucker apontou – “existe apenas uma definição válida de objetivo de negócios: criar um cliente”.

O processo de criação de um cliente é um processo de comunicação da sua visão e valores para o conjunto certo de clientes no mercado.Mensagens estratégicas facilitam essa comunicação. Os clientes nunca compram apenas um produto, avaliam seu valor/utilidade e compram sua visão.

Se uma organização existe, ela se comunica. Toda empresa usa mensagens e posicionamento. Se é ou não eficaz é outra questão. Mas todas as organizações comunicam sua visão e valor do produto de uma maneira ou de outra.

Antes de discutirmos como definir, avaliar e projetar suas mensagens estratégicas, vamos examinar áreas de negócios específicas e ver como as mensagens estratégicas afetam toda a comunicação interna e externa em sua organização.

Ajuste do produto/mercado também significa ajuste da mensagem/cliente

Todos nós sabemos sobre o ajuste do produto/mercado, que está essencialmente encontrando demanda suficiente para o seu produto em um mercado grande ou em crescimento. O que geralmente esquecemos é que o ajuste do produto/mercado significa também o ajuste da mensagem/cliente.

Convencer os primeiros clientes a comprar é essencialmente testar não apenas como um produto resolve a dor de um cliente, mas também como seu valor é comunicado.

Ajuste do produto/mercado = Ajuste da mensagem/cliente

Para encontrar demanda suficiente no mercado, uma empresa não só precisa resolver uma dor real para os clientes-alvo, mas também precisa encontrar uma abordagem eficaz para comunicar o valor do seu produto.

O ajuste do produto/mercado não existe sem o ajuste da mensagem/cliente. A mensagem certa precisa alcançar repetidamente o cliente certo no mercado certo para validar a existência da startup.

O ajuste da empresa/mercado pode ser uma estrutura melhor para usarmos.O ajuste da empresa/mercado é uma combinação de ajuste do produto/problema (ou problema) e ajuste da mensagem/cliente.

Quando falamos apenas de adequação ao produto/mercado, geralmente ignoramos um componente importante nesse processo – mensagens estratégicas.


Oque são mensagens estratégicas?

As mensagens estratégicas são uma estrutura de comunicação baseada em valor que as empresas empregam em todas as interações com as partes interessadas, como funcionários, prospects, clientes, parceiros e investidores.

As mensagens estratégicas comunicam o valor do produto ao cliente, descrevendo a solução para um problema.

Como discutido anteriormente, o objetivo do marketing é controlar a percepção e mudar o comportamento. As mensagens estratégicas são uma parte essencial desse objetivo.

O objetivo do marketing = controlar a percepção + mudar o comportamento

As mensagens estratégicas são uma extensão da visão da sua empresa.Uma visão começa com “por que”. A ideia é que, para  ter sucesso, as empresas precisam começar com “why (porque)”.

Porque a organização existe?”

Avisão orientada “por que” leva à próxima pergunta: “como”.

Como a organização faz o que faz?”

E, finalmente, somente depois que uma organização é clara sobre “porque” e “como” é que responde à pergunta “oque”.

Oque exatamente a organização faz e quais produtos e serviços fornece?”

Tendo essa noção da importância das mensagens estratégicas fica bem mais fácil de você conseguir organizar a comunicação interna da sua empresa e entregar um produto específico para cada tipo de comprador.

A ideia aqui é conhecer melhor a sua empresa primeiro, para depois conseguir compreender por completo as dores dos seus clientes – e a comunicação é a chave para tudo isso.

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