Estabelecer uma forte identidade de marca é vital para qualquer empresa. Mas algo que muitos empresários não consideram é a importância de uma evolução estratégica da marca.
Para isso, a cada cinco anos, é importante analisar sua empresa com menos zoom, determinando se sua marca ainda é relevante e se comunica, consistentemente, a narrativa que você deseja. Porém, ao longo dos anos, acontecem algumas coisas que podem fazer com que sua marca não pareça mais tão significativa para o seu propósito e/ou missão.
Em muitos casos, sua empresa cresceu, seus clientes evoluíram, o setor mudou ou você introduziu novos serviços/produtos ao longo de cinco ou mais anos. Por isso, é importante que você tenha a ciência exata de como sua marca deve crescer e os motivos pelos quais ela deve fazer isto.
Para explicar esta situação de uma forma mais ampla, nós preparamos um artigo completo para você. Confira!
A SUA MARCA PRECISA EVOLUIR
Vamos dar uma olhada no Walmart. Por 19 anos o seu slogan foi “preços baixos”. Eles começaram como uma grande loja que comprava a granel. Sua marca e slogan refletiam com precisão quem eles eram e o que estavam fazendo.
No entanto, conforme a empresa cresceu, eles começaram a causar um grande impacto em outros negócios. Por ser uma grande loja de caixas com preços muito baixos, eles estavam mudando a maneira como os consumidores faziam compras e provocando grandes ondas de mutações dentro do seu próprio ramo de atividade.
Seu slogan, embora descritivo, também poderia ser interpretado com outro significado, como se eles estivessem colocando as lojas menores e de propriedade independente fora do negócio.
EVOLUÇÃO DA MARCA WALMART
Em 2007, o Walmart mudou de marcha e abandonou o slogan “Always Low Prices” que eles usaram por quase duas décadas.
Inicialmente, este slogan refletia bem o propósito da empresa e era adequado à forma como eles queria se apresentar: uma loja que compra a granel.
Quando a reputação deles começou a sofrer, eles adotaram um novo slogan, igualmente descritivo, mas que também transmitia uma vibração positiva.
Foi lançado, então, o: ‘Economize dinheiro. Viva melhor.”, com uma ligeira atualização do logotipo, para mudar positivamente a identidade da marca.
BENEFÍCIOS DE UMA EVOLUÇÃO DA MARCA
No caso do Walmart, eles conseguiram manter seu modelo e objetivo de negócios enquanto administravam efetivamente sua reputação. A adoção de um slogan emocional que comunica o tipo de vida que seus clientes podem alcançar, escolhendo seus preços baixos, reorientou com sucesso sua missão.
Mas, em muitos casos, a marca pode ficar estagnada. Uma evolução estratégica permitirá que seus negócios continuem gerando nova atenção, capturando novos públicos e comunicando crescimento. Este é um dos motivos pelos quais sua empresa precisa de um auxílio profissional durante todo esse processo.
Aqui na WHB, elaboramos uma estratégia dedicada ao crescimento da sua empresa e à evolução constante da sua marca dentro do seu setor.
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