O Marketing Híbrido é uma ferramenta importantíssima para desenvolver a comunicação das organizações, com resultados reais. Antes de falarmos sobre os motivos pelos quais você deve investir, vamos definir o que é o Marketing Híbrido.
Trata-se da sintonia entre o Marketing Analógico e o Digital. É um olhar holístico de cada negócio e de cada ambiente corporativo. O Marketing Híbrido atua com o offline e com o online. Mas calma, não estamos falando apenas da publicidade nos veículos de comunicação tradicionais ou do meio Digital. Vai muito além. O Marketing Híbrido atua em três pilares: pessoas, tecnologia e comunicação. Para que ele seja efetivo, esses três pontos precisam estar bem estruturados.
Vamos analisar o nosso ambiente corporativo?
Pessoas: como está a gestão de pessoas na sua organização? Os colaboradores estão satisfeitos? Entregam resultados e são eficientes? Como está o ambiente de trabalho?
Tecnologia: a sua organização utiliza as ferramentas e plataformas ideais para o seu negócio? Mais do que isso, elas estão sendo utilizadas de forma correta e assertiva?
Comunicação: a sua organização conta com estratégias nessa área? Você conhece o seu público-alvo? A sua empresa tem relevância no mercado? Como é a sua comunicação no on e off?
Agora que já sabemos o conceito do Marketing Híbrido e o que precisamos observar para que ele funcione, vamos ao que interessa:
4 motivos para utilizar o Marketing Híbrido
1 — Eficiência
À medida que o Marketing Híbrido trabalha o online e offline, ele se torna mais eficiente. Isso acontece porque ele contempla a relação entre pessoas, comunicação e tecnologia. Para sermos bem pontuais e práticos, a experiência do seu consumidor deve ser positiva do início ao fim.
Já ouviu falar sobre a jornada do consumidor? É o caminho que ele faz até chegar a sua marca e tornar-se cliente. Tudo começa com um marketing e uma comunicação relevante/instigante que atraia o cliente para o seu negócio. Depois disso é preciso ter um atendimento eficiente em todas as etapas, como contratação do serviço ou apresentação do produto, prestação do serviço ou entrega do produto, assistência e o pós-venda.
O Marketing Híbrido não está restrito apenas a comunicação, pois quando falamos em offline nos referimos tanto às mídias tradicionais quanto a gestão do negócio onde também entram recursos humanos, por exemplo.
2 — Maior cobertura de público
Embora o digital esteja em voga, não podemos esquecer a mídia tradicional, o offline. No caso dos veículos de imprensa, existe uma grande audiência pelo consumo destes produtos de comunicação, aliados especialmente à credibilidade de cada um no mercado. É aquela velha história: quando a notícia é publicada em um veículo de comunicação com credibilidade, as pessoas acreditam pela confiança que depositam no meio.
Aliar a sua marca a um destes é uma estratégia que funciona muito bem.
Lembrar o consumidor da sua marca através de um outdoor também é uma ação offline que rende muito efeito. Por exemplo, sabe aquele caminho que você faz todo dia para ir ao seu trabalho e sempre se depara com o anúncio gigante de um restaurante? Quando você vai escolher um local para sua refeição, aquele anúncio tem maior probabilidade de ser lembrado em primeiro lugar.
Já no digital é possível direcionar a mídia em diferentes plataformas, segmentar o público através da idade, sexo, localização geográfica e interesses do público. Com o Marketing Híbrido é possível contemplar de forma estratégica o maior número de consumidores.
3 — Estratégia completa
No cenário atual, não basta fazer mídia. É preciso acertar, gerar negócios, impactar, fidelizar o cliente, ter uma equipe comprometida e eficiente, que entenda o que está fazendo. A estratégia completa para o sucesso do seu empreendimento é contemplar de forma assertiva todos os segmentos. Cuidar da gestão, dos colaboradores, implantar novas tecnologias disponíveis no mercado, olhar à frente, transformar-se quando necessário e comunicar muito bem!
4 — Versatilidade
O Marketing Híbrido permite uma maior versatilidade na hora de elaborar as estratégias de marketing. Com as infinitas possibilidades que o offline e online apresentam, você consegue uma abordagem mais ampla ao unir essas duas vertentes, utilizando os diferentes canais de comunicação de forma conjunta.
Mas não só isso. Ele permite a construção de abordagens mais criativas e diferentes para a mesma mensagem, construindo uma lógica coerente que integre todos os diferentes pontos de contato com o público-alvo.
Como utilizar o Marketing Híbrido
Calma, pode parecer complicado à primeira vista, mas podemos garantir que não é. Acontece que, com a chegada do meio digital, aconteceram duas situações:
1) Empresas offline — essas nasceram em outra época, estavam acostumadas com outro tipo de interação. Estão em reformulação para entender o mundo digital e se inserir nesse contexto;
2) Empresas online — essas nem sabem o que significa o mundo físico. Nasceram 100% no universo binário e desconhecem como funciona o offline. A mentalidade já nasceu em larga escala, focada em cliques e no funil de vendas.
Mas além das empresas, os profissionais que atuam nesse mercado também estão tentando entender esse contexto híbrido. Enquanto uns correm para assimilar os conhecimentos e estar no “páreo”, outros parecem já terem nascidos com o chip digital implantado no cérebro.
O fundamental é entender que tudo são processos e que as mudanças levam um tempo para se tornar hábito. E como elas acontecem de forma exponencial, quando achamos que entendemos o recado, a mensagem já mudou.
Então, o que fazer?
Vamos por partes:
1) Primeiro é fundamental ter em mente os objetivos desejados, qual o público-alvo e os resultados almejados;
2) Analisar as opções do offline e do online, traça o caminho de junção entre esses dois universos, compreende o que é mais viável para sua estratégia e qual a melhor forma para impactar a sua audiência;
3) Prestar atenção nos pontos de contato — tanto no online como no offline. É fundamental criar experiências criativas e que agregam valor em todas as etapas da customer journey;
4) A venda não acaba após fechar o carrinho de vendas. Muito pelo contrário. É aí que começa a parte relevante da história — aprofundar o relacionamento. Quando o cliente se sente atendido em todos os seus anseios, quando ele percebe tem voz, que é acolhido em suas necessidades, ele se torna mais do que um consumidor — ele vira parceiro da marca;
5) Tenha as ferramentas necessárias para medir o impacto que a sua marca tem na audiência. Só assim você vai conseguir mensurar o que está dando certo e o que precisa melhorar.
Essas são as etapas básicas para começar no Marketing Híbrido. Não existe mistério. O primordial é ter profissionais que pensem “fora da caixa”, que consigam unir esses dois universos e, de forma criativa, utilizar as ferramentas e os canais mais assertivos para a sua marca.
Lembre-se sempre:
Marketing Híbrido é a junção de Pessoas, Tecnologia e Comunicação. Se você ainda está focado somente na Comunicação, está na hora de rever o seu posicionamento.
Mas não se preocupe. A WHB é especialista em Marketing Híbrido e pode lhe ajudar. Entre em contato.